segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Peregrinos de nós mesmos!

Estou lendo um livro saboroso que se chama; " O Caminho do peregrino - Seguindo os passos de Jesus na Terra Santa" de Laurentino Gomes e Osmar Ludovico. Este livro narra a viagem de Laurentino, autor de 1808, 1822 e 1889 sobre a vinda da família portuguesa, a colonização e o estabelecimento da República no Brasil.
Portanto, o novo livro como o próprio autor afirma é uma guinada na sua trajetória literária.
Retrata uma viagem a Jerusalém, cidade de infinitos significados para cristãos, muçulmanos e judeus que já retratei aqui no Blog. Acompanhado por um grupo de brasileiros e orientados pelo orientador e conselheiro Osmar  Ludovico. Livro delicioso, saboroso e instigante. Aos poucos vamos desembarcando e nos integrando ao grupo e seguindo suas pegadas.
"O que é ser peregrino?
A palavra vem do latim per agrum, que significa " através do campo". Desde os tempos antigos, milhões de seres humanos se habituaram a deixar suas casas e cidades em busca de destinos cujo significado transcende a realidade visível. percorrem a pé,a cavalo, de bicicleta ou carros trilhas e estradas que cortam países e continentes. A mais famosa delas, o Caminho de Santiago, já rendeu inúmeros romances, filmes, reportagens e séries de televisão.
Mencionada em um documento chamado Código Calixtino, do século XII, é conhecida desde a Idade Média como a rota que leva ao suposto túmulo do apóstolo Tiago, em Santiago de Compostela, na região espanhola na Galícia. Por razões semelhantes, multidões vão a lugares como Roma, na Itália; Aparecida, no Brasil; Lourdes, na França; e Fátima em Portugal. o fenômeno não é exclusivo do cristianismo.

 Muçulmanos devem cumprir a obrigação de ir, pelo menos uma vez na vida a Meca, na Arábia Saudita, o lugar mais sagrado do islamismo. Arunachala e Varanasi (também conhecida como Benares), na Índia, são os destinos de milhões de hinduístas. Anuradhapura, primeira capital do Sri Lanka, é um dos centros budistas mais importantes do mundo".
Livros: O Caminho do peregrino - Seguindo os passos de Jesus na Terra Santa.
Autor: Laurentino Gomes e Osmar Ludovico.
Vamos juntos fazer um pouco desta viagem. Aos poucos irei colocando aqui algumas reflexões que este belo livro me proporcionou e que espero compartilhar.
A viagem começa com o primeiro passo. 
Este passo foi dado quando lançados como Centelhas de Vida, pelo Logos Solar, mergulhamos na Vida e fomos a eras e eras  evoluindo. 
Evolução da Vida, da Forma de da Consciência.
Fomos muitos sendo um só. Um espirito em várias vidas com várias roupas e personagens. Várias histórias e um só Caminho. Evolução!
Não estamos aqui por acaso.
Estamos aqui para aprender e, aos poucos, com o aprendizado de cada caminhada, iremos nos tornando o próprio caminho!

José Vicent Payá Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário